Biometria
- Como saber se preciso coletar biometria?
Para saber se possui ou não coleta de dados biométricos, a eleitora ou o eleitor poderá acessar o serviço virtual Consultar situação eleitoral, nessa plataforma de serviços.
- A Justiça Eleitoral está atendendo com biometria? Como devo fazer a coleta?
Após período de suspensão, em razão da pandemia de COVID, a coleta dos dados biométricos foi retomada em todo o território do Rio Grande do Sul. Se necessário ou desejado, a coleta biométrica de eleitores e eleitoras do RS poderá ser feita em qualquer Cartório Eleitoral ou Central de Atendimento do Estado, sendo possível iniciar o atendimento de forma virtual e, posteriormente, comparecer presencialmente apenas para a coleta.
- Se não coletar biometria, meu título vai ser cancelado?
A ausência de coleta biométrica não causa cancelamento do título eleitoral, exceto na hipótese de não comparecimento ao processo de revisão do eleitorado que estiver ocorrendo no município ao qual pertença a inscrição.
Atualmente, não há processos de revisão em andamento no Rio Grande do Sul.
- Por que na consulta minha biometria aparece como coletada, ou foi solicitada pela urna eletrônica, se nunca coletei?
Por meio de convênios estabelecidos com diversos órgãos públicos, como DENATRAN e Instituto de Identificação, dados coletados por aquelas instituições podem ter sido aproveitados pela Justiça Eleitoral. Assim, pessoas que emitiram recentemente documentos como RG e CNH provavelmente já tenham biometria validada junto ao Cadastro Nacional de Eleitores.
- A Justiça Eleitoral é responsável pelo “nível ouro” dos serviços da conta gov.br?
O portal de contas gov.br é gerenciado pelo Ministério do Planejamento. O cadastro eleitoral biométrico é uma das fontes possíveis para o funcionamento, mas a Justiça Eleitoral não tem qualquer acesso ou ingerência sobre o serviço, devendo informações ser buscadas junto ao órgão gestor.