Atualização de dados e correção de erros do cadastro
- Mudei o meu nome ou outro dado pessoal. Como faço para atualizar?
Para alterar seu nome ou outro dado pessoal, você pode:
- ir pessoalmente a qualquer Cartório Eleitoral ou Central de Atendimento do Estado; ou
- usar a plataforma JE Digital para começar o processo online, preenchendo um formulário com seus dados. Se ainda não tiver cadastro biométrico na Justiça Eleitoral, depois, você precisa ir a qualquer Cartório Eleitoral ou Central de Atendimento do Estado para coletar digitais, assinatura e fotografia.
Documentos necessários:
• Documento oficial de identidade: carteira de identidade (RG), carteira profissional (emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional. Ex. OAB, CREA), carteira de trabalho (somente física), certidão de nascimento/casamento, CNH (física ou virtual) ou Passaporte.
• Comprovante recente de domicílio eleitoral (conta de água, luz, telefone, escritura de imóvel, etc).
• Foto estilo selfie (foto de si mesmo) - documento necessário somente para atendimento virtual - segurando o documento de identificação perto do rosto, mostrando o lado do documento em que aparece a foto. É proibida a utilização de qualquer adereço, vestimenta ou acessório que impossibilite a completa visão de sua face, tais como óculos, bonés, gorros, entre outros).
- Quero alterar o local onde voto, dentro do mesmo município. Como faço?
A alteração do local de votação no mesmo município poderá ser solicitada virtualmente, na plataforma JE Digital, para o Cartório Eleitoral do município onde a eleitora ou o eleitor vota ou mediante comparecimento em qualquer Cartório Eleitoral ou Central de Atendimento do Estado (é possível agendar o atendimento antecipadamente, evitando filas).